Receitas

Especial de Natal

Biscoito de Chocolate e Nozes

1h 20min
20 porções
Média

Ingredientes

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;

1 xícara de açúcar;

1 ovo;

3 xícaras de Farinha de Trigo Nordeste;

1/2 xícara de chocolate em pó;

2 colheres de chá de Fermento Químico Nordeste;

 

½ colher de chá de bicarbonato de sódio;

1 colher de chá de essência de baunilha;

½ xícara de nozes triturada.

 

Glacê real

1 clara de ovo;

250 gramas de açúcar de confeiteiro (impalpável);

1 colher (café) de suco de limão (coado).

Modo de Preparo:

Bata na batedeira o açúcar e a manteiga até formar um creme claro e adicione o ovo e a baunilha. Peneire e misture os ingredientes secos (Farinha de Trigo Nordeste, chocolate em pó, Fermento Químico Nordeste, bicarbonato e as nozes) e misture ao creme manualmente. Deixe a colher de lado e coloque a mão na massa para sovar. No início a massa estará muito mole e grudenta, mas não desista. Manuseie até ela começar a tomar forma e desgrudar dos dedos. Coloque em uma embalagem com tampa ou saco plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo uma hora.

Polvilhe uma superfície lisa com pouco de FFarinha de Trigo Nordeste e abra a massa em pequenas porções, com cerca de 5 mm de espessura. Corte no modelo que desejar e com cuidado transfira para uma forma, deixando um espaço de 5 cm entre as bolachinhas. Como a massa leva bastante manteiga, não é necessário untar a forma. Deixe no congelador por cerca de 5 minutos antes de colocar para assar no forno pré -aquecido. O tempo de cozimento varia entre 12 a 15 minutos. Deixe o biscoito esfriar completamente para decorar e armazene em pote ou saco bem fechado.

 

Dicas do Mestre:

- Se a massa do biscoito ficar muito mole à medida que for cortando os biscoitos, coloque-a de volta na geladeira e não acrescente mais farinha.

- Caso tenha dificuldade em transferir os biscoitos da mesa para assadeira sem deformá-lo, abra a massa entre duas folhas de saco plástico.

- Se tiver poucas formas em casa, utilize papel manteiga no tabuleiro, pois assim você consegue tirar os biscoitos ainda quentes da forma sem quebrá-los.

- Evite cortadores com pontas muito finas, pois elas tendem a queimar antes do biscoito assar completamente.

- Os cortadores de biscoitos são fáceis de encontrar em lojas de artigo para festa e utensílios de cozinhas. Mas também é possível criar seus próprios cortadores: basta desenhar o modelo desejado num papel bem grosso e limpo (cartolina e cartão) e recortá-lo. Coloque o molde sobre a massa e o contorne com uma faca de ponta fina.

 

Glacê real

Coloque na batedeira a clara, o suco de limão e metade da quantidade de açúcar. Cubra com um pano limpo e úmido e bata em velocidade mínima só para misturar os ingredientes. Adicione o restante do açúcar e bata em velocidade média por cerca de 5 minutos, até a massa fica firme. Transfira para um saco de confeitar com o bico que desejar e solte a imaginação. Se quiser colorir o glacê, basta adicionar gotas de tintura comestível em potes separados. Caso não tenha saco de confeitar, improvise fazendo cones com papel manteiga ou até mesmo utilizando sacos firmes. Basta cortar a pontinha na espessura que desejar.

Fonte: Portal R7

Receitas Relacionadas

Biscoito de laranja

30 min
20 porções
Baixa
Ver Receita

Biscoitos com goiabada

35 min
15 porções
Média
Ver Receita