Receitas

Massas

Pappardelle ao cacau com ragú de pato ao vinho tinto

Ingredientes

Massa ao cacau:

225g Farinha de trigo massa fresca

25g Cacau em pó

2un Ovo 

 

Ragú:

500g Pato

5.000ml Fundo escuro

375ml Vinho tinto seco

200g Cebola

50g Miúdos de pato

50g Panceta

100g Cenoura

100g Manteiga

50g Aipo

50ml Azeite

10g Alecrim

10g Sálvia

20g Alho

3g Louro

10g Tomilho

10g Sal

2g Pimenta preta 

 

Modo de Preparo:

Massa:

Misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Deixar descansar por 20 minutos e esticar. Em seguida, fazer cortes de 30cm de comprimento por 1cm de largura. Cozinhar em ágfua fervente por 3 minutos até a massa ficar al dente. 

Molho:

Limpar e lavar todas os legumes. Amarrar todas as ervas aromáticas num único buquê. Esmagar o alho. Cortar a carne de pato em cubinhos ou tirinhas e, separadamente, os miúdos. Picar grosseiramente a pancetta, cebola, cenoura e salsão e refogar numa panela com o azeite. Juntar os miúdos e dourar tudo cuidadosamente. Ao mesmo tempo, numa panela de ferro, dourar a carne de pato na manteiga, com o alho e o buquê aromático, continuar refogando, deglaçar com o vinho e deixar evaporar. Retirar o alho e despejar tudo na panela com os miúdos. Adicionar o fundo escuro, acertar sal e pimenta. Cozinhar em fogo lento por duas horas, adicionando se necessário, água quente ou caldo. 

 

Nota:

Antigamente, para preparar os “Bigoli con l’ anatra” não se preparava um ragú especial, mas usava-se como condimento as sobras da “Anatra in salsa peverada”. Esta receita pode ser utilizada para preparar outros ragús, substituindo o pato por coelho, lebre, veado, cervo, javali. Nestes casos, muda-se as ervas aromáticas e adiciona-se outras especiarias, tais como zimbro, cravos, canela e pimenta-da-Jamaica. 

 

Receita fornecida pela Escola de Gastronomia da UCS