Moinho do Nordeste | INSTITUCIONAL
HistóriaDesde 1946, o Moinho do Nordeste produz farinhas, misturas e demais derivados de trigo com uma estrutura moderna e rigorosos processos de qualidade, a empresa está próxima das principais regiões de cultivo e consumo de trigo no Brasil, com unidades em Antônio Prado (RS) e Pinhais (PR).
A determinação em oferecer produtos da mais alta qualidade e conectados com as necessidades dos clientes levaram o Moinho Nordeste a se consolidar como uma das principais indústrias processadoras de trigo no Brasil, contando com mais de 100 itens no portfólio e distribuição em todo Sul e Sudeste do país.
Nosso posicionamento, “Inovar para inspirar”, traduz o compromisso do Moinho do Nordeste de trabalhar e evoluir ao lado dos nossos clientes e consumidores, impulsionando e valorizando a liberdade criativa de quem produz alimentos.
Navegue pelo site e conheça mais sobre nossa história e produtos que separamos com carinho para você.
Muitos momentos importantes fazem parte da trajetória da Nordeste. Através de uma linha do tempo, separamos fotos e marcos que ajudam a contar os mais de 70 anos de sucesso do Moinho do Nordeste.
Clique para escolher o ano desejado
Lançamento da Pedra Fundamental do Moinho Nordeste. A cerimônia, comandada por Valdomiro Bocchese e o grupo de cotistas, reuniu autoridades locais e centenas de pessoas da comunidade pradense.
Assinatura do Contrato Social e registro na Junta Comercial.
Ampliação da empresa e implementação de um novo diagrama eleva capacidade para 90 toneladas/dia.
Empresa investe em projeto de modernização da estrutura e quase dobra a capacidade de moagem, que alcança 170 toneladas/dia. Além disso, implementa laboratório de análises físicas, físico-químicas e reológica s das farinhas e dos produtos finais.
Na década de 90, empresa amplia sua estrutura voltada para análise de qualidade dos produtos e capacidade de moagem passa para 370 toneladas/dia.
Criação do Clube do Cliente, destinado à troca de receitas, dicas e truques de cozinha.
Aquisição de uma segunda unidade produtiva, em Pinhais/PR. Capacidade de moagem da empresa sobe para 720 toneladas/dia.
Ampliação na unidade Pinhais, envolvendo silos, logística, maquinário. Além disso, empresa inaugura padaria experimental na unidade.
Empresa investe em sistema de gestão e relacionamento com o cliente
• Modernização e ampliação da unidade Pinhais aumenta sua capacidade de 300 para 400 toneladas/dia.
• Conquista da certificação ISO 9001:2008.
Empresa inicia modernização, ampliação de moagem para 520 toneladas/dia, robotização das áreas de envase e paletização, novo centro de distribuição e novos silos para segregação de farinhas na unidade Antôni o Prado, concluídos no ano de 2013.
Inauguração da Casa Meyer, espaço destinado a showroom, memorial e sala de visitas da Nordeste.
Unidade de Antônio Prado é certificada com FSSC 22000 (Sistema de Gestão da Segurança do Alimento).
Unidade de Pinhais é certificada com FSSC 22000 (Sistema de Gestão da Segurança do Alimento). Além disso, unidade passa por ampliação e modernização das instalações com ampliação da capacidade de produção da unidade para 600 toneladas/dia.
A empresa passa a adotar o posicionamento “Inovar para Inspirar”.
Visando a sustentabilidade, a empresa realizou a migração das embalagens de ráfia e plástico 1Kg, para embalagens de papel.
Criação do Portal do Cliente – uma plataforma online com funcionalidades criadas para estreitar o relacionamento e promover o contato direto entre a empresa e os clientes. Através da ferramenta é possível atualizar dados, fazer pedidos e realizar pagamentos, acompanhar o status dos produtos, além de poder enviar sugestões e feedbacks.
Aquisição de maquinários de última geração para ampliação das linhas de 5Kg e 25Kg em papel. Obtenção de uma nova plataforma de descarga de trigo para poder atender veículos de maior capacidade na unidade de Antônio Prado/RS. Ampliação da linha de 5Kg na unidade de Pinhais/PR.
Há mais de 70 anos, o Moinho do Nordeste preserva relações baseadas em confiança, ética e honestidade. Nossa filosofia de negócio é baseada no respeito à essência da empresa, sem perder de vista nosso espírito inovador. Inovar para Inspirar, para nós, significa transformar todo nosso conhecimento e experiência em produtos de alta qualidade, que inspirem a maestria, a criatividade e a autenticidade de nossos clientes.
Oferecer soluções em serviços e produtos à base de trigo que sejam confiáveis e despertem a criatividade na produção de alimentos.
• EFICIÊNCIA: nosso principal norteador de excelência: bons resultados devem estar atrelados ao uso inteligente dos recursos.
• CONFIANÇA: A Nordeste sempre cumpre com acordos e promessas, primando por relações que garantem reciprocidade a esta filosofia.
• ÉTICA E HONESTIDADE: Buscamos ser transparentes em todas nossas ações, garantindo que elas sejam orientadas pela razão e valores morais.
• SUSTENTABILIDADE: O desenvolvimento da Nordeste só faz sentido enquanto respeitar sociedade, natureza e sua própria essência.
• PERFORMANCE DE PRODUTO: Buscamos o melhor jeito de adaptar nosso portfólio para cada necessidade ou tipo de produção.
• COLABORAÇÃO: Na Nordeste, nada tem uma só autoria: o que se faz junto, se faz melhor.
• CONHECIMENTO: precisamos ter propriedade sobre nossa matéria-prima e o negócio dos nossos clientes.
• RENTABILIDADE: toda tomada de ação deve agregar valor para a empresa e visar o aumento do lucro.
• DETERMINAÇÃO: somos movidos por desafios, e não descansamos até alcançá-los.
• PROXIMIDADE: somos uma empresa acessível e próxima das comunidades em que estamos inseridos.
• SEGURANÇA DO ALIMENTO: todos os nossos produtos devem estar livres de riscos para o consumo humano.
• MELHORIA CONTÍNUA: devemos estar constantemente buscando formas de otimizar nossos processos.
A qualidade dos produtos Nordeste reflete o alto padrão de qualidade exigido em todos os processos internos: da seleção do trigo, passando pela produção, atendimento ao cliente e, finalmente, chegando ao lar do consumidor. Assim, diariamente a empresa trabalha em uma constante evolução de seus processos, para entregar o melhor produto a você.
O controle rigoroso da segurança de alimento através de políticas de higiene internas faz parte do dia a dia da empresa, seguindo as orientações e normas das certificações ISO 9001:2015 e FSSC 22000.
A FSSC 22000 faz parte de um esquema completo de certificação de Sistemas da Gestão da Segurança dos Alimentos, baseado na Norma ISO 22000 Segurança dos Alimentos e pela ISO TS 22002 - 1 Programa de Pré-requisitos (Boas Práticas de Fabricação). Os requisitos citados nas normas acima garantem a fabricação de um produto seguro para o consumidor. A empresa realizou todas as adequações estruturais e tecnológicas necessárias nas suas unidades industriais, para atender os requisitos solicitados. Foi desenvolvido Plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) para assegurar que os perigos (Físicos, Químicos e Biológicos) à segurança de alimentos sejam identificados, avaliados e controlados. A certificação FSSC 22000 foi conquistada na Matriz em Antônio Prado (RS), no ano de 2015 e na filial Pinhais (PR), no ano de 2016. Esta norma é validada com auditorias internas e externas, realizadas por certificadora reconhecida.
Assegurando a fabricação de farinhas com excelente qualidade, a empresa conta com equipamentos de última geração, bem como gestão industrial com qualificação continua junto a instituições e parceiros que são referência em seus segmentos. Além disso, o Moinho também conta com o reforço do Laboratório do Trigo: uma equipe qualificada e dedicada à pesquisa e análise dos melhores grãos, que se transformam em ótimos pães, bolos, massas e biscoitos.
Buscando a constante melhoria de seus processos, a empresa garantiu a certificação da ISO 9001. A conquista, no ano de 2010, envolveu todos os funcionários da empresa para sua implantação. A certificação atesta a adequação dos processos do Moinho do Nordeste aos padrões internacionais de qualidade da norma ISO 9001, e confere à empresa uma visão interligada de seus processos nas áreas de produção, administrativa e comercial, alinhando-os com o princípio da melhoria contínua e ao planejamento estratégico. Está norma é validada com auditorias internas e externas, realizadas pela Certificadora DNV, onde todos os processos são avaliados e todos os funcionários são envolvidos. Para acessar a Política de Qualidade e Segurança do Alimento do Moinho do Nordeste, clique aqui.
A preocupação com o futuro do planeta também faz parte do dia-a-dia da Nordeste. Ser uma empresa sustentável é primar pelo respeito ao meio ambiente, à comunidade e também à sua essência.
Há anos, a empresa conta com um programa de gestão de resíduos, trabalhando junto a fornecedores e cooperativas locais no processo de logística reversa e destinação de materiais para reciclagem. Internamente, ainda há outras iniciativas voltadas para a redução
da pegada de carbono, como a priorização do uso de energias renováveis, a digitalização de processos visando à redução do uso de papel e impressão, visando o uso inteligente de recursos.
O Projeto Memória tem por objetivo a preservação e restauração do importante acervo arquitetônico da cidade de Antônio Prado. Entre elas, destaca-se a Casa Nordeste, um verdadeiro centro de memória e convivência aberto à comunidade.
O investimento em cultura sempre foi um braço importante da Nordeste.
Por isso, em 2013 a empresa investiu na restauração da Casa Meyer, uma antiga propriedade que faz parte do conjunto arquitetônico de Antônio Prado tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Desde então, batizada de Casa Nordeste, o espaço vem funcionando como convívio para nossos colaboradores, clientes, visitantes e comunidade.
Ali, os visitantes podem conhecer nossos produtos e um pedaço da nossa história, enquanto desfrutam de um quintal com horta e árvores frutíferas, café passado e bolo fresquinho.
AGENDE SUA VISITA ATRAVÉS DE NOSSOS CANAIS DE CONTATO
A história da Nordeste, matérias exclusivas sobre a empresa e suas principais conquistas contadas através da Revista Mais Nordeste.